Nos dias 25 e 26 de Setembro, no Miniauditório 109/110 Sul do Centro Pedagógico Paulo Freire, ocorrerá a edição UFMA do SEBRAE Experience.

Um evento intensivo que tem por objetivo despertar o espírito empreendedor que existe nos estudantes universitários, elevar a criatividade e a inovação e estimular o desenvolvimento de ideias de negócios.

O SEBRAE Experience é um evento em que os universitários são estimulados a desenvolver um comportamento empreendedor, criativo e inovador. Neste evento os estudantes terão oportunidade de transformar suas ideias de negócios em modelos mais palpáveis, identificando diferentes formas de empreendedorismo. Durante dois intensos dias os universitários vivenciam os passos para modelagem de negócio e saem mais preparados para identificar novas oportunidades no mercado. De uma forma divertida, mas bastante intensa, as características do comportamento empreendedor são trabalhadas ao longo do processo de modelagem de negócios.

Um detalhe importante: alunos de TODOS os cursos da UFMA podem participar!

A metodologia trata de aspectos importantes na formação de um empreendedor e, principalmente, como ele pode tentar transformar suas ideias em modelos mais palpáveis para a criação de empresas. Propõe ainda uma competição entre os universitários, envolvendo ideias inovadoras e que tem como objetivo desenvolver o potencial empreendedor e propiciar a capacitação para a criação de startups.

A principal tarefa será identificar problemas e gerar soluções criativas para questões que afetam a vida das pessoas na sociedade em diferentes áreas como saúde, educação, segurança, desigualdade social, geração de trabalho e empreendedorismo e sustentabilidade. Será necessário mapear os contextos sociais, a cultura da região, as experiências individuais e os processos do cotidiano para obter uma visão mais ampla dos problemas enfrentados e gerar alternativas para combatê-los.

Metodologia

Os universitários serão convidados a participar desse desafio e experimentar o processo de criação de um projeto, utilizando as ferramentas visuais para construção – Design Thinking e Canvas – como meio estratégico de realização do seu trabalho.

A metodologia será aplicada em dois dias:

Encontro 1

Oportunidades de Mercado
O quadro
Segmento de clientes
Proposta de valor
Fontes de receita

Encontro 2

Canais, Relacionamento com Cliente e Parcerias Principais
Recursos Principais, Atividades Principais e Estrutura de Custos

Corre que são só 40 vagas!

ATENÇÃO: Infelizmente as 40 vagas já foram preenchidas. Mas não se preocupe, por favor coloque seu nome na nossa lista de espera!!! Além disso, teremos seu contato para te avisar sobre a próxima edição.

Quero entrar na lista de espera!

* Texto adaptado do site do SEBRAE Nacional